Blog Indikatore

A industria 4.0 aplicada aos supermercados

Confira os conteúdos que separamos para você, desejamos uma boa leitura!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook

A indústria 4.0 tem se tornado cada vez mais frequentes no cotidiano empresarial, conceitos até então desconhecidos como Cloud, Sistemas preditivos, Analytics e Big data são algumas das ferramentas que estão modernizando e tornando mais competitiva as organizações. Essas tecnologias são abrangentes e podem ser aplicadas em diversos segmentos de negócios, entre eles o de abastecimento e planejamento de compras em varejos supermercadistas, esse conceito é denominado Supply Chain 4.0. Mas qual a importância e as vantagens geradas por essa nova formar de pensar o abastecimento/compras dos supermercados?

Em geral esse processo garante uma maior integração da cadeia de suprimentos e possibilita a visão de toda a perspectiva do ciclo logístico. Com isso as decisões se tornam mais rápidas, flexíveis e assertivas, possibilitando o aumento das vendas, diminuição dos níveis de estoques, redução da ruptura e aumento do fluxo de caixa da organização.

No Brasil não há números oficiais sobre a utilização dessa nova metodologia, porém ela vem combater a Ruptura de estoque, que é o maior inimigo dos supermercados brasileiros, segundo dados da Nielsen esse índice chegou ao patamar de 13,55% em 2017, em pesquisas anteriores a Nielsen indica que os supermercados brasileiros chegaram a perder 19% do potencial de vendas por falhas no processo de compra/abastecimento, apontando como um dos principais fatores para a construção desse numero a má execução no planejamento do pedido colocado ao fornecedor.

Nesse contexto, o Supply Chain 4.0 vem para modernizar e tornar os supermercados cada vez mais competitivos, sair na frente nessa nova formar de pensar o processo de compra/abastecimento pode trazer vantagens ainda maiores paras esses varejos, que estarão um passo à frente da concorrência se diferenciando pela maior disponibilidade dos produtos e um preço mais competitivos por meio do melhor gerenciamento dos custos envolvidos nesse processo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook

Quer saber mais?

Fale com um especialista na Indikatore. Nós temos soluções que atendem a cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

E-book Grátis

A tecnologia que você precisa conhecer para otimizar a operação do seu varejo

Social Media

Obtenha as últimas atualizações

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Conteúdos relacionados...