Os benefícios da automação de processos para uma empresa do varejo

Os custos logísticos podem representar o equivalente a 7,6% da receita líquida das empresas, de acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). Mas considere isto como uma forma de investimento, pois hoje em dia, a automação de processos em uma empresa é sinônimo de agilidade e inovação.  

Ao automatizar os processos em sua rede, você garante toda a integridade do processo, fazendo com que os usuários executem as tarefas corretamente, no tempo adequado e seguindo o modo exato em que foram planejados. Portanto, garantindo eficiência e eficácia em todo o ciclo. 
Com um sistema implementado, o usuário recebe uma orientação correta de como executar a tarefa necessária, evitando assim com que erros de processos, devido a falhas humanas, possam acarretar em prejuízos para toda a cadeia logística. 

Certamente este controle de riscos é fundamental para a evolução da sua empresa. Automatizar processos significa diminuir os processos manuais que apresentam alta probabilidade de erros por serem executados e coordenados por humanos. Imagine que em uma grande empresa de varejo, sem a automação, várias pessoas executariam o mesmo processo ao mesmo tempo. Nesse cenário, as chances de erros seriam muito maiores do que quando todas essas atividades são automatizadas. 

Outro benefício ao implementar a automação em sua empresa, trata-se do aumento no controle dos processos a partir da melhora no procedimento de acompanhamento dos seus indicadores. 

Como diria o estatístico William Edwards Deming, “Não se gerencia o que não se mede(…)”. Ou seja, para se melhorar um processo, antes deve-se monitora-lo. Quando existem processos automatizados é possível fazer análises cada vez mais robustas através das bases de dados que podemos captar destes sistemas. 

A confiabilidade nas informações fornecidas pelo sistema certamente será muito mais assertiva e segura para toda a empresa. Ao automatizar os processos de ponta a ponta, é possível ter um controle total de todas as atividades exercidas dentro da cadeia de gestão, assim obtendo informações precisas e assertivas para tomadas de decisões que alavancarão o crescimento da sua empresa.

 

Fonte 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *