Como usar a tecnologia para diminuir excessos de estoques?

Como usar a tecnologia para diminuir excessos de estoques?

Quando se fala em excesso, tanto grandes como pequenas empresas se preocupam em contornar esse barreira, evitar esse problema é um dos maiores desafios para o varejo financeiramente dizendo e, contudo, também tendo um controle saudável para não deixar de atender o cliente que é prioridade.

Entendemos que o estoque em excesso é um grande desafio a ser vencido pelas redes pertencentes ao varejo. Estoque lotado é sinônimo de dinheiro parado, entretanto, é importante saber a medida exata de suas mercadorias. Por isso, um bom controle de estoque é essencial, pois possuí-lo significa que seus produtos não ficarão estagnados e incorrerão em custos de armazenamento, o que costuma causar muitos problemas para a saúde financeira de sua empresa. Evitar estoques excessivos deve ser uma de suas estratégias de gestão, pois pode evitar perdas e controlar melhor suas compras. Além disso, pode trabalhar com os fornecedores para otimizar todo o processo para facilitar o comando dos produtos na cadeia de suprimentos, além de controlar o estoque e elaborar relatórios gerenciais mais precisos.

Práticas para evitar excessos de estoques

Temos algumas práticas para evitar o excesso de estoque e melhorar a qualidade das operações, estamos falando da execução do inventário como um passo importante para você controlar com sucesso o estoque. Consiste em um instrumento que tem por objetivo contabilizar todos os materiais que serão estocados, assim, permitindo vantagens que vão garantir a sobrevivência de sua empresa.

Falando em evitar o excesso de estoque, podemos nos referir a: padronização de processos, nada mais é do que criar um processo que garanta a precisão do estoque físico em relação ao estoque contábil e que a qualidade da informação do estoque possa ser analisada e utilizada para a tomada de decisões alocação e treinamento das equipes envolvidas, a fim de alcançar o melhor comprometimento com os resultados.

Quando falamos em excedente, uma boa compra é essencial, porque o processo começa muito antes do armazenamento. É importante avaliar sua taxa de giro de estoque e usar a curva ABC para classificar seus produtos nesta base, para que você possa determinar quais produtos não podem ser perdidos e até mesmo quais produtos não precisam ser comprados nos tempos atuais, a tecnologia vem ocupando cada vez mais o âmbito do varejo, nesse momento em que vivemos gerenciar o estoque sem o uso da tecnologia significa estar um passo atrás da concorrência.

Hoje, existem ferramentas cada vez mais eficientes para os mais diversos modelos de negócio e os benefícios que elas trazem para a cadeia de suprimentos são muitos. O mercado oferece soluções que conseguem, por exemplo, monitorar dados de grandes e pequenos varejos, entregando informações de estoque e vendas

Usando a tecnologia a favor dos negócios

A aplicação da tecnologia nesse contexto, traz mais dinamismo e controle sobre os processos. Além disso, a tecnologia permite aos gestores encontrar falhas e acertos na cadeia produtiva, auxiliando a tomada de decisões. O resultado disso é a redução de custos operacionais, crescimento da qualidade, aumento da competitividade do produto e criação de valor agregado e diferenciais em relação à concorrência.

 

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *