Blog Indikatore

How to improve inventory management? 6 practical tips for retailers

Check out the content we've selected for you. We hope you enjoy the read!

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Como melhorar a gestão de estoque? 6 dicas práticas para varejistas

Ter uma boa gestão de estoque é essencial para garantir o sucesso das operações no varejo e garantir que a ruptura, grande vilã dos varejistas, seja evitada. 

Além de evitar a ruptura, uma boa gestão traz mais agilidade e está diretamente atrelada a satisfação e fidelização dos clientes. 

O controle e gerenciamento de estoque são vitais para todos os tipos de negócios que lidam com produtos físicos, mas especialmente essenciais para os supermercados. 

Organizar as tarefas de rotina em uma loja é um trabalho necessário para garantir que todo o processo funcione da melhor forma, trazendo resultados positivos ao negócio. 

O estoque demanda um planejamento especial, que inclui organização de espaço físico na loja, criar estratégias de vendas por demanda ou sazonalidade, entre outras possibilidades que podem variar de acordo com o segmento e porte do negócio. 

Manter o estoque organizado e atualizado ajuda a vender mais, e evita que sejam feitas compras desnecessárias com fornecedores. Uma operação bem estruturada impacta diretamente no consumidor final, e garantir que ele esteja satisfeito também garante que a empresa cresça cada vez mais.

O processo de gestão de estoque pode parecer complexo, e sabemos que não existe fórmula para isso. Porém, realizá-la seguindo alguns passos imprescindíveis e essenciais ajudam a melhorar a rotina de quem trabalha no varejo. 

Pensando nisso, listamos 6 dicas para contribuir com a sua operação e melhorar a gestão de estoque. Continue lendo o artigo para saber mais!

Como melhorar a gestão de estoque? 6 dicas práticas para varejistas

Qual a importância de fazer a gestão de estoque?

Um negócio não faz o controle de estoque ou dá pouca importância para isso, pode ter grandes prejuízos. Afinal, ter um estoque equilibrado é um dos pilares que ajuda a trazer resultados positivos para a empresa. 

Isso resulta em redução de custos e de perdas, aumento da satisfação e fidelização dos consumidores, entre outros pontos positivos.

A prática de controlar o estoque ajuda a fazer compras mais responsáveis, diminuindo a ruptura, além de evitar que produtos fiquem parados por muito tempo, o que ocasiona em perda de validade e avarias, por exemplo.

A importância de fazer a gestão de estoque está diretamente atrelada ao equilíbrio das compras, armazenagem e distribuição de produtos de forma correta. Isso garante que os consumidores encontrem o que buscam quando chegam às prateleiras, aumentando a vantagem competitiva do varejo.

Além disso, a empresa com uma gestão adequada de seu estoque, consegue equilibrar caixa mais facilmente, facilitando o pagamento de fornecedores e recebimento de mercadoria dentro dos prazos ideais.

Conheça alguns resultados que uma boa gestão de estoque proporciona:

  • Estoque eficientes, com dados de vendas e previsões;
  • Identificação do momento certo de fazer novos pedidos de compra;
  • Otimização do Centro de Distribuição ou loja;
  • Conseguir acompanhar as perdas e movimentação dos produtos;
  • Saber como está a saúde do seu negócio;
  • Ter mais capital de giro para fazer investimentos;
  • Gerar relatórios completos;
  • Acompanhar o fluxo de caixa.

Como fazer a gestão de estoque: dicas

Mesmo que pareça uma tarefa complexa, existem boas práticas que ajudam a tornar o processo de gestão de estoque mais simples e eficaz. Veja a seguir 6 dicas práticas para melhorar a gestão de estoque do seu negócio:

1) Tenha o controle do seu estoque sempre em mãos e um inventário confiável

O controle de estoque é importante pois, sem ele, existe grande possibilidade de ocorrer prejuízos ao negócio. Não contar com um registro do fluxo de mercadorias, impossibilita saber quando fazer a reposição dos produtos, além da empresa não conseguir contar com parâmetros para entender quais as necessidades dos seus clientes.

Além do controle diário de estoque, é necessário fazer um inventário. Ele consiste em fazer um balanço da quantidade de mercadorias em loja e precisa ser realizado pelo menos uma vez ao ano, pois confirma o panorama geral do estoque. 

Mesmo que a empresa utilize sistemas automáticos de gestão, é importante fazer inventários de tempos em tempos. Desta forma, você terá certeza de que o número registrado no sistema é exatamente a quantidade que consta no estoque físico.

Isso porque, podem ocorrer erros de digitação e falta de baixa de estoque, por exemplo, o que leva a divergência nas informações.

Além disso, ao fazer a gestão correta do estoque, você poderá saberá:

  • Quantos produtos estão sendo perdidos por avarias, fraudes, extravios, furtos ou mau acondicionamento;
  • Quais produtos estão armazenados no estoque e não estão sendo expostos nas gôndolas;
  • A quantidade de produtos vencidos ou que estão próximos da data de validade e precisam ser colocados em promoção;
  • Identificar problemas com notas fiscais ou com registro de determinado produto no sistema;
  • Analisar entrada e saída de produtos.

Com a relação de produtos em mãos, a empresa consegue ter soluções mais rápidas e eficientes para eventuais problemas que possam surgir.

2) Conheça o perfil do seu cliente 

Quando um negócio conhece o perfil e as necessidades de seus clientes, sabe quais produtos ele busca, e consegue ofertar exatamente o que ele precisa. 

Mapear informações como perfil da vizinhança, características da população local, faixa etária, perfil de compra, renda, faixa etária e outros fatores que influenciam no número de vendas e tipo de produto que tem mais saída, são essenciais para impulsionar o negócio.

Tudo isso ajuda a criar o perfil do consumidor, impactando na tarefa de determinar o mix de produtos de uma loja e ter dados de sell-out que mostram o comportamento dos shoppers.

3) Faça um planejamento

Quando o assunto é gestão, ter um planejamento de processos e ações torna-se essencial. Gerir um estoque de forma correta tem relação direta com planejar, já que só assim um negócio consegue estimar vendas e organizar o giro de estoque.

Para ajudar no planejamento, registre todas as movimentações do seu estoque. Crie um cadastro para cada item e atualize sempre que possível. Insira informações importantes como código do produto, data de entrada e saída, preço de compra e de venda e movimentações internas.

Para isso, envolva toda a equipe responsável por fazer a gestão de estoque, assim todos ficam a par das rotinas que devem ser executadas e inserem os dados no sistema.

Desta forma, você terá um panorama de quais produtos saem mais, entender em quanto tempo novas compras devem ser efetuadas e saber qual o nível mínimo de estoque é essencial para trabalhar com margem de segurança e evitar a ruptura.

Tudo isso impacta em ter um planejamento mais eficiente, já que a falta dele é um erro que coloca em risco o funcionamento do negócio, impactando inclusive na saúde financeira da empresa.

4) Mantenha o estoque organizado

O óbvio também precisa ser dito: uma gestão eficiente também passa pela organização do estoque! Ou seja, implementar um layout adequado para acondicionar cada produto de forma correta, além de possibilitar um melhor fluxo de mercadorias e diminuição da distância no transporte de entrada e saída de um produto é muito importante.

Quando falamos da organização das gôndolas, os produtos devem estar organizados de forma a induzir as vendas de mercadorias com maior margem de lucro, menor giro ou prazo de validade próximos de vencer.

Aqui, é necessário destacar que isso pode ser feito de forma mais eficiente quando a empresa utiliza estratégias de trade marketing em sua operação.

5) Acompanhe o desempenho dos produtos

Existem determinados produtos que têm mais saída devido a sua sazonalidade, enquanto outros a procura é baixa. 

Isso pode ser percebido através do estudo geral do mercado (como venda de panetones no Natal, por exemplo) e por meio de pesquisas internas.

Acompanhar o desempenho dos produtos ajuda a evitar investimento de dinheiro e espaço, auxiliando a impedir estoques superiores ou muito inferiores ao que é realmente necessário.

O ideal é contar com uma coleta e análise diária dos dados, assim fica mais fácil identificar a necessidade de promoções, organização de kits (leve 3 e pague 2, por exemplo), para garantir a saída de produtos que precisam sair do estoque urgentemente. 

Outro ponto é ter em mãos indicadores de desempenho como ferramentas para garantir uma boa gestão de estoque. É através dos KPIs que fica possível acompanhar o resultado dos processos e entender quais esforços estão sendo suficientes para alcançar determinado objetivo.

Veja a seguir alguns deles:

Giro de estoque: ajuda a identificar o tempo que determinado produto fica dentro do estoque, mostrando qual o prazo de reposição necessário.

Perdas, avarias e extravios: indicador importante que mostra a quantidade de ocorrências registradas em determinado período. Ele ajuda a identificar necessidade de treinamento, no caso de avarias, ou exigência de controle maior sobre saídas e prazo de validade dos produtos.

Índice de atendimento de pedidos: mostra quantos pedidos o estoque atual atende e aponta quantas vendas deixaram de ser realizadas em consequência de falhas.

6) Use a tecnologia a seu favor 

Para centralizar todas as dicas anteriores, contar com um bom sistema de gestão de estoque é muito importante, tendo em vista que o volume de informações geradas diariamente no varejo é muito grande.

Até porque, procedimentos manuais tendem a tornar os processos demorados e mais suscetíveis a erros. Por isso, investir em sistemas de gestão ajuda a automatizar atividades e trazer mais agilidade para a rotina dos varejistas, além de reduzir custos e ter mais previsibilidade.

É através de um software de gestão que o negócio consegue reduzir o excesso de ruptura, gerar relatórios completos que ajudam na tomada de decisão e ainda visualizar o estoque em tempo real, entre outras funcionalidades.

Isto é, a tecnologia é uma grande aliada dos gestores de compras de supply chain das empresas varejistas.

Use um sistema integrado: conheça o Indikatore SCM

Como você controla o estoque da sua empresa hoje? Se você ainda faz o processo de forma manual, então precisa conhecer o Indikadore SCM!

It has special modules and features that assist in all the stages of the Supply Chain and Demand Management

Your business can use the purchasing and store replenishment modules, ensuring balanced inventories and sales forecasts with much more confidence and accuracy. 

Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas!

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook

Learn more?

Speak with a specialist at Indikatore. We have solutions that address the end-to-end supply chain.

Social Media

Get the latest updates

Subscribe to our Newsletter

No spam; we only send notifications about new products and updates.

evitar-ruptura-de-estoque-4

Informative Infographic

5 best practices to avoid stockouts

Related content...

en_USEnglish