Blog Indikatore

Novos Consumidores: seu varejo está preparado para atendê-los?

Confira os conteúdos que separamos para você, desejamos uma boa leitura!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
novos-consumidores-varejo-tendência-lojas-virtuais

É nítido que os consumidores mudaram seus hábitos na hora de comprar os produtos, e essa mudança não está relacionada a um segmento específico, pelo contrário, é sentida por todo o mercado. Então, como atender as demandas dos novos consumidores?

novos-consumidores-varejo-lojas-virtuais-tendência-mercado

Mudanças e novas demandas

De fato a Pandemia de Covid-19 acelerou muitos processos, e o modo de comprar e vender foi diretamente atingido.

Por outro lado, entendemos que as novas gerações que chegam ao mercado de consumo também trazem consigo diferentes formas de pesquisar e adquirir produtos, impactando na jornada de compra já conhecida.

Portanto, a soma dessas e de tantas outras variáveis existentes, que têm se formado a partir das vontades dos novos consumidores, por consequência geram novas demandas. Por exemplo, a personalização no atendimento e oferta de várias formas de pagamento, são algumas das prioridades que esse público busca em seu ato de compra.

Conheça um pouco mais das características do novo perfil de consumo no conteúdo que preparamos para você! Vamos lá!

Perfil: os novos consumidores

A era digital impulsiona o desejo e a necessidade de consumir e obter de maneira rápida as informações e produtos. Tudo é para agora!

No entanto, a jornada de compra tende a ser mais lenta, pois o consumidor pesquisa atentamente sobre o produto que pretende adquirir, considerando suas funcionalidades e o custo-benefício, fator que se relaciona ao preço e possui grande influência no momento de escolha.

Como percebemos, os novos consumidores realizam análises que consideram uma maior quantidade de fatores ao se comparar com antigamente.

Por isso, é importante que as empresas conheçam o perfil de seu público e com base nessas informações desenvolvam ações personalizadas, visando aproveitar da melhor forma as oportunidades e estar à frente da concorrência.

Surpreender e encantar o cliente, são características incluídas como prioridade através de pesquisas que trazem conhecimento aprofundado acerca do novo perfil de consumo, principalmente sabendo que os clientes não se comportam mais da mesma maneira como há alguns anos.

Separamos alguns dados que comprovam as mudanças no perfil de consumo e também podem ajudar a nortear as estratégias de seu negócio, confira:

  • 91% dos brasileiros já realizaram alguma compra online (MindMiners);
  • 38% já realizaram uma compra a partir de um link em rede social (MindMiners);
  • 18% das pessoas realizam compras enquanto estão no trabalho (GS&MD);
  • 81% dos consumidores utilizam comparadores de preço online (GS&MD).

Características do novo perfil de consumidor

Para complementar também expomos informações sobre algumas das principais características de novo perfil de consumidor:

1 – Uso da tecnologia: as pessoas realizam buscas, comparações de preços e marcas, e avaliações até o momento de finalização da compra. Com uso dos smartphones esse processo pode ser feito de qualquer lugar a qualquer hora.

2 – Disponibilidade: a tecnologia transformou os consumidores, a exigência quanto ao imediatismo no atendimento, por exemplo, é algo que mudou. Hoje as empresas precisam estar preparadas conferindo disponibilidade para atender seus potenciais clientes a qualquer momento.

3 – Experiência única: a personalização é uma marca registrada, pois, o consumidor busca por experiências únicas de compra. A exigência crescente por parte dos consumidores, faz com que as empresas busquem por inovação continuamente.

4 – Qualidade no relacionamento: os novos consumidores caso não se percebam satisfeitos com produto ou serviço, não hesitam em expressar seu descontentamento. No entanto, quando a empresa oferece um atendimento amistoso, em busca de solucionar a insatisfação, acaba fazendo com que o cliente sinta-se único, isso por consequência gera fidelidade no relacionamento.

5 – Validação: a busca por informações sobre os serviços, produtos e marcas é facilitada pelo uso da internet. Assim o consumidor utiliza esse meio a seu favor no momento de escolha. As avaliações, recomendações, fóruns, sites e redes sociais, são ferramentas de apoio ao realizar uma compra, já que essa validação é utilizada na aquisição de produtos e serviços de baixo e alto valor agregado.

Com base nas informações compiladas nesse artigo, incentivamos você a refletir sobre quais ações sua empresa tem planejado para estar mais próxima do público, e o quanto tem se esforçado para agir conforme as novas demandas de consumo.

Sobre a Indikatore

A Indikatore é especialista em sistema de gestão de abastecimento, demanda e estoques.

software Indikatore SCM, conta com módulos e funcionalidades que auxiliam em todas as etapas da Cadeia de Suprimentos e gestão de demanda.

Conte você também com módulos de compras e abastecimentos de loja otimizados, com a garantia de estoques equilibrados, previsões de vendas muito mais seguras e assertivas.

Quer saber mais?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook

Quer saber mais?

Fale com um especialista na Indikatore. Nós temos soluções que atendem a cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

Social Media

Obtenha as últimas atualizações

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

evitar-ruptura-de-estoque-4

infográfico informativo

5 melhores práticas para evitar a ruptura de estoque

Conteúdos relacionados...