A indústria 4.0 tem se tornado cada vez mais frequente no cotidiano empresarial, conceitos até então desconhecidos como Cloud, Sistemas preditivos, Analytics e Big data são algumas das ferramentas que estão modernizando e tornando mais competitiva as organizações.
Essas tecnologias são abrangentes e podem ser aplicadas em diversos segmentos de negócios, entre eles o de abastecimento e planejamento de compras em varejos supermercadistas, esse conceito é denominado Supply Chain 4.0.
Mas qual a importância e as vantagens geradas por essa nova formar de pensar o abastecimento e compras dos supermercados?
Em geral, esse processo garante uma maior integração da cadeia de suprimentos e possibilita a visão de toda a perspectiva do ciclo logístico.
Com isso as decisões se tornam mais rápidas, flexíveis e assertivas, possibilitando o aumento das vendas, diminuição dos níveis de estoques, redução da ruptura e aumento do fluxo de caixa da organização.
No Brasil não há números oficiais sobre a utilização dessa nova metodologia, porém ela vem combater a ruptura de estoque, o maior inimigo dos supermercados brasileiros.
Segundo dados da Nielsen esse índice chegou ao patamar de 13,55% em 2017, em pesquisas anteriores a Nielsen indica que os supermercados brasileiros chegaram a perder 19% do potencial de vendas por falhas no processo de compra e abastecimento.
Sendo um dos principais fatores para a construção desse número a má execução no planejamento do pedido colocado ao fornecedor.
Nesse contexto, o Supply Chain 4.0 vem para modernizar e tornar os supermercados cada vez mais competitivos.
Sair na frente nessa nova forma de pensar o processo de compra e abastecimento pode trazer vantagens ainda maiores paras esses varejos.
Além disso, estarão um passo à frente da concorrência se diferenciando pela maior disponibilidade dos produtos e um preço mais competitivos por meio do melhor gerenciamento dos custos envolvidos nesse processo.