Blog Indikatore

Os 8 benefícios da automação de processos no varejo

Confira os conteúdos que separamos para você, desejamos uma boa leitura!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
automacao-processos-no-varejo

A tecnologia está indiscutivelmente presente em nosso cotidiano. Ela ocupa um papel tão ativo na nossa rotina, que foi criado o conceito Computação Ubíqua para descrever a sua forma onipresente na vida das pessoas. Ao longo do tempo, com os avanços em pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia se tornou uma peça central na operação de empresas de praticamente todos os segmentos da economia, como o varejo.

Nesse contexto, um forte movimento que vem acontecendo no mercado é o do investimento em automação de processos para melhorar a eficiência do negócio. Segundo uma pesquisa realizada pela Xerox, 80% dos CEOs de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) já planejam investir em ferramentas de automação. Essas ferramentas podem ter as mais diversas finalidades mas, no nosso caso, focaremos na automação de processos no varejo, especificamente os que impactam a Cadeia de Suprimentos da companhia.

A relevância da automação de processos no varejo

Uma segunda pesquisa realizada pela McKinsey apontou que a automação está entre as principais tendências para 2022. Segundo esse estudo, 80% das organizações participantes aumentarão o investimento em tecnologias que proporcionem automação, e mais de 50% dessas empresas já tem 4 ou mais projetos com esse mesmo objetivo.

Esses são claros sinais de que, para se manter competitivo, é vital investir em tecnologia. Caso contrário, seu negócio não conseguirá acompanhar as mudanças do mercado, e certamente ficará para trás. A automação de processos no varejo, portanto, é uma etapa necessária na busca pelo diferencial competitivo.

Trazendo a pauta para o nosso universo de Supply Chain, de acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), os custos logísticos podem representar o equivalente a 7,6% da receita líquida das empresas. Frente a esse dado, é extremamente importante buscar meios para reduzir esses custos de forma saudável. Encontrar o equilíbrio entre a redução de custos enquanto se mantém a qualidade de serviço não é tarefa fácil. Felizmente, a automação de processos no varejo é capaz de fazer isso ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade da empresa.

Sendo assim, quando se trata de automação de processos no varejo, considere isto como uma forma de investimento para o seu negócio. Hoje em dia, processos automatizados são sinônimo de agilidade e inovação.  

Como desfrutar dos benefícios da automação de processos no varejo

Ao investir em automação na sua rede de lojas, você garante que toda a integridade do processo seja executada conforme planejado. Isso faz com que os usuários realizem suas tarefas corretamente e no tempo adequado, tornando a sua operação a prova de falhas.

Dentro do Centro de Distribuição, onde o Supply Chain cumpre papel central, as atividades dos colaboradores se tornam muito mais eficientes quando orientadas por um sistema responsável pela automação de processos no varejo. O Indikatore SCM cumpre essa finalidade com excelência porque é alimentado por tecnologia de ponta. Essa, cria um padrão de execução para as tarefas, assim garantindo a assertividade na tomada de decisão.

Uma vez que o sistema está implementado, o usuário recebe a instrução de como executar a tarefa necessária. Para ilustrar essa situação, trouxemos o exemplo de uma solicitação reabastecimento de loja:

Em um processo não automatizado, o funcionário encarregado precisa calcular manualmente a quantidade de produto que deve ser enviada para cada loja. Quando isso ocorre, as chances de haver algum erro nessa operação, como uma ruptura na gôndola, são muito altas. Além disso, uma tarefa como essa levaria muito tempo para ser executada manualmente, diminuindo a agilidade do processo.

No entanto, com o auxílio de um software próprio para esse tipo de função, como o Indikatore SCM, todos esses cálculos são feitos automaticamente. Baseado na demanda prevista em cada loja para cada item, o sistema gera rapidamente a instrução referente a quantidade dos produtos. Essa informação serve como guia, e garante com que a qualidade da operação seja sempre mantida.

Este controle de riscos é fundamental para a evolução da sua empresa. Automatizar processos significa diminuir os processos manuais que apresentam alta probabilidade de erros por serem executados e coordenados por humanos.

Imagine que em uma grande empresa de varejo, sem a automação, várias pessoas executariam o mesmo processo ao mesmo tempo. Nesse cenário, as chances de erros seriam muito maiores do que quando todas essas atividades são automatizadas e organizadas por um sistema próprio para aquela função. Logo, quanto mais automatizado for o processo, mais ágil ele se torna e menor é a probabilidade de ocorrer uma falha humana.

Quaisquer erros ao longo do processo acarretam em prejuízos para toda a cadeia logística. Esses, somados aos alto custos que logísticos que oneram a receita líquida, são capazes de depreciar a saúde financeira do seu negócio. Ou seja, investir em automação de processos no varejo também auxilia no aumento do seu lucro líquido.

Outro benefício ao implementar a automação em sua empresa, trata-se do aumento no controle dos processos. Com o uso de um software especialista responsável pela automação, o acompanhamento de indicadores se torna uma atividade muito mais frequente com valores precisos e confiáveis. O acesso a esses dados é imediato, em qualquer dispositivo, o que permite com que esses indicadores sejam monitorados facilmente.

Não se gerencia o que não se mede (…)

Ou seja, para melhorar um processo, primeiro deve-se monitorá-lo. Quando existem processos automatizados, é possível fazer análises cada vez mais robustas através das bases de dados que podemos captar destes sistemas. 

A confiabilidade nas informações fornecidas pelo sistema certamente será muito mais assertiva e segura para toda a empresa. Ao automatizar sua operação de ponta a ponta, é possível ter um controle total de todas as atividades exercidas dentro da cadeia de gestão. Dessa forma, por meio da automação de processos no varejo se obtém informações precisas e assertivas para tomadas de decisões que alavancarão o crescimento da sua empresa.

Resumimos os 8 benefícios da automação de processos no varejo

Resumimos os 8 benefícios da automação de processos no varejo!

  1. Garante a integridade do processo
  2. Mantém a qualidade da operação
  3. Maior controle sob risco
  4. Processo mais ágil
  5. Menor probalidade de falha humana
  6. Potencializa o lucro líquido
  7. Possibilita análises de dados mais frequentes e robustas
  8. Aumenta confiabilidade nas informações
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook

Quer saber mais?

Fale com um especialista na Indikatore. Nós temos soluções que atendem a cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

Social Media

Obtenha as últimas atualizações

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

evitar-ruptura-de-estoque-4

infográfico informativo

5 melhores práticas para evitar a ruptura de estoque

Conteúdos relacionados...