Blog Indikatore

Cadeia de suprimentos: 4 Pontos importantes sobre a automatização

Confira os conteúdos que separamos para você, desejamos uma boa leitura!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
cadeia-de-suprimentos-automatizada

Com a automatização da cadeia de suprimentos, o foco está totalmente direcionado em atender ao termômetro de vendas gerado pelos consumidores, acompanhando o dinamismo do mix de produtos, e considerando as regras específicas do negócio. Unindo a tecnologia a uma equipe com as condições para atuar de forma estratégica, é possível mapear e aproveitar as diversas oportunidades do mercado, gerando valor aos clientes e garantindo a sua satisfação.

Impactos da tecnologia na cadeia de suprimentos

cadeia-de-suprimentos-estoques-suprimentos-supply-chain

Com a evolução constante da tecnologia, os consumidores estão cada vez mais bem-informados e exigentes. Portanto, entender o consumidor e sua demanda (sell-out) tem papel primordial para se destacar em relação a concorrência. Isso pois, quanto maior for a sinergia entre o mix de produtos encontrados em seu negócio e o seu público-alvo, melhores serão os seus resultados de vendas e, consequentemente, o aumento da fidelidade dos consumidores ao seu negócio.

A tecnologia vem para somar nos processos relacionados a cadeia de suprimentos (supply chain). Com auxilio de softwares e sistemas de gestão, o time de compras libera tempo e se torna mais estratégico. Isso ocorre porque a tomada de decisão é feita com base em um grande volume de dados, considerando variáveis que um ser humano seria incapaz de avaliar sozinho.

Diante de um cenário dinâmico no qual diariamente são lançados novos produtos, descontinuados outros, e testados diversos, é ainda mais latente a necessidade de automatizar processos para criar um ambiente que gere essa sinergia de forma responsiva e ágil.

Um exemplo prático da necessidade de um sistema com um alto poder de processamento, é a maior frequência com que novos produtos são lançados. A indústria tem apostado na criação de novos produtos, com períodos cada vez mais curtos entre um lançamento e outro. Logo, analisar esse panorama tão dinâmico demanda mais esforço por parte dos varejistas. Sob essas condições, é esperado que mudanças na demanda ocorram, de forma que a empresa precisa estar preparada para absorver e disponibilizar produtos ao mercado.

Sendo assim, para o seu varejo alcançar esse objetivo, e se juntar às empresas líderes de mercado, o uso estratégico da tecnologia é a chave para o sucesso. Então, descreveremos nesse post alguns pontos que empreendedores e intraempreendedores varejistas devem estar atentos.

4 Pontos importantes sobre a automatização da cadeia de suprimentos

1. Melhor aproveitamento dos recursos humanos

Quando o seu varejo faz uso de um sistema de gestão que utiliza tecnologia de ponta, como algoritmos estátisticos e Inteligência Artificial, essas tecnologias irão trabalhar a favor do seu negócio. O processamento de dados extraídos do sell-out, representam as informações sobre as vendas dos itens nas lojas, que originam os resultados obtidos pelo sistema. Com isso, as sugestões feitas pelo sistema se tornam muito mais fiéis a realidade da sua empresa.

Isso possibilita com que os analistas de negócio e o time de Supply Chain invistam seu tempo na tomada de ações e decisões mais inteligentes, gerando ganhos a companhia. Desta forma, o desperdício de recursos humanos com análises de desempenho operacional de vendas é reduzido drasticamente, voltando o foco para análises estratégicas.

2. Regras de negócios mais corporativas

Um dos pilares fundamentais da automatização da cadeia de suprimentos é a definição de regras de negócios que maximizem os ganhos. Quando estas regras são definidas observando toda a cadeia de suprimentos, e com o propósito de trazer o melhor para a companhia, todas as eventuais intervenções em algum ponto específico da cadeia são avaliadas passando por análises da real necessidade e seus impactos no todo.

3. Otimização logística

Com um sistema de gestão, como o Indikatore SCM (Supply Chain Management), a previsão de demanda se torna muito mais assertiva. Consequentemente, a reposição automática (DRP) é capaz de gerar um plano de distribuição otimizado, considerando volumes mais próximos da realidade do que espera que seja consumido por cada loja.

Ações como essa reduzem drasticamente o número de pedidos manuais e/ou emergenciais, gerando uma melhor fluidez na operação logística da companhia.

4. Operação dos pontos de venda

Por fim, uma vez que o varejo desenvolve um melhor entendimento da demanda em cada loja, ocorrem as reduções dos estoques desnecessários. Como resultado, a tendência é uma considerável melhora na organização do depósito das lojas.

No dia-a-dia, isso possibilita uma melhor operação dos colaboradores devido a melhor visualização dos itens. Esse tipo de ganho facilita a reposição do item em gôndola, refletindo diretamente na qualidade e bom aspecto visual do ponto de venda.

Unindo tecnologia a uma equipe capacitada, atuar de forma estratégica se torna mais fácil. Com isso, é possível mapear oportunidades de mercado e acompanhar suas mudanças em tempo real. Logo, esse tipo de atitude pró-ativa pode ser usada a favor do negócio, gerando valor e satisfação aos clientes.

Portanto, não restam dúvidas que a sinergia entre pessoas e tecnologia é capaz de promover resultados que impactem positivamente qualquer tipo de negócio.

Se você acredita que o seu negócio também pode usufruir desses benefícios, a Indikatore pode auxiliar você no processo de automatização da cadeia de suprimentos. Nosso compromisso é entregar uma ferramenta que facilite as decisões de compras e abastecimento do seu negócio, aumentando a eficiência e agilidade da sua equipe.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook

Quer saber mais?

Fale com um especialista na Indikatore. Nós temos soluções que atendem a cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

E-book Grátis

A tecnologia que você precisa conhecer para otimizar a operação do seu varejo

Social Media

Obtenha as últimas atualizações

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Conteúdos relacionados...