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Como prevenir a ruptura de estoque

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Em uma pesquisa realizada pela ACNielsen em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) foi constatado que, quando o consumidor se depara com a ruptura de um produto em um supermercado, em média 53% compram de outra marca e 37% procuram a marca de sua preferência em outra loja, resultando em uma perda de venda para a empresa.
 
Talvez a solução mais simples e óbvia para prevenir a ruptura de um produto seja comprá-lo em quantidade maior. Porém, o grande equívoco dessa ação é que ela pode gerar outro problema: os produtos que não performam tão bem como performaram no passado por inúmeras razões possíveis – ficarão em excesso, gerando problemas no fluxo de caixa do varejo, aumento do custo operacional e o comprometimento das margens.
 
 
Queremos trazer aqui soluções práticas, assertivas e eficazes para prevenir a ruptura no seu estoque e fidelizar seus clientes.
 

Ter previsões estatísticas e não médias dos históricos

 

Um erro muito comum é realizar as compras de acordo com a média de vendas de um determinado período. Parece a maneira mais sensata de estimar a quantidade de vendas, mas atualmente, já se tornou uma forma obsoleta de prever as vendas. Isso porque existem maneiras muito mais assertivas e automatizadas de fazer isso. 
Um sistema especializado também utiliza o seu histórico de vendas, mas ao invés de calcular a média de vendas de um produto em um período, o sistema aplica diversos cálculos estatísticos como a sazonalidade, tendência, regressões, entre outros. Algumas empresas utilizam modelos de “machine learning”: conceito da Inteligência Artificial, onde a máquina aprende sozinha por meio de treinamento com dados históricos e variáveis de negócio.
 
Com isso, é possível ter uma previsão de vendas muito mais assertiva e garantir que o seu produto esteja disponível para o seu cliente no momento e quantidade que ele precisar.
 

Um gerenciamento de riscos preventivo e não reativo

 

Só em 2019, as perdas globais nas cadeias de suprimentos causadas por inundações, terremotos, incêndios e similares atingiram US $ 150 bilhões (McKinsey USA). Muitas empresas costumam lidar com os imprevistos como esses de forma reativa, mas isso acarreta em prejuízos e atrasos em toda a cadeia. 
Grandes corporações possuem gerenciamentos de riscos assertivos e pré estabelecidos internamente. Momentos de furto, quebra, desastres naturais, crises, são exceções imprevisíveis, mas caso ocorram em uma empresa despreparada logisticamente, os problemas podem ser irreversíveis ou de longuíssimo prazo.
É importante transformar os processos temporários e urgentes utilizados para lidar com imprevistos em um gerenciamento de riscos formalizado e preparado para os possíveis imprevistos.
 
Outro ponto importante é a transparência das informações da cadeia de suprimentos para os gestores e envolvidos nos processos. Com uma visão clara das compras e vendas pros produtos, abastecimentos, previsões, entre outros, através de indicadores de performance, é muito mais fácil ter controle sobre os riscos e interrupções que podem impedir que o produto esteja disponível para o seu cliente.
 

Tenha uma gestão de estoque e abastecimento automatizada

 

O mercado está em constante mudança, principalmente no momento volátil que vivemos atualmente. Atender a demanda do seu consumidor exige que a sua gestão de estoque e abastecimento esteja atualiza com o mercado. Cadeias de suprimentos obsoletas, antigas e manuais não permitem que empresas tenham uma vantagem competitiva entre seus concorrentes.
 

Como dito pelo Instituto Nielsen:

 

“Você não pode confiar em modelos ou suposições antigas para tomar decisões rápidas e precisas quando se trata de atender à demanda do consumidor hoje. Atender às demandas modernas requer inteligência moderna. Sem isso, você perderá a oportunidade de colocar produtos onde eles são mais necessários.”
 
As novas tecnologias possibilitam formas mais assertivas de entregar ao seu cliente o que ele precisa hoje. É fundamental modernizar e integrar as áreas da sua cadeia de abastecimento para atingir melhores resultados e fidelizar clientes.
 
Se você possui alguma dúvida sobre isso ou quer saber mais, fale com a gente aqui. Queremos te ajudar a ter um estoque equilibrado e automatizado!
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