De acordo com uma pesquisa realizada em fevereiro desse ano (2020) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) 25% das pequenas empresas do estado estão com estoques altos e 12% do estoque das grandes empresas também está em excesso.
A questão do estoque alto sempre foi um grande perigo a ser evitado pelo varejo, agora ainda mais devido as crises e incertezas dos últimos meses e ao Índice de Confiança do Consumidor (ICC) que segundo o Fecomércio SP está caindo consecutivamente há três meses. O cenário é incerto e diante disso, a gestão assertiva do estoque se torna um diferencial imprescindível em empresas que conseguirão vencer a crise.
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O que precisamos entender primeiramente é que: estoque em excesso significa dinheiro parado na sua empresa. Produtos que foram comprados, mas não foram vendidos, demonstram um déficit na gestão que tem como consequência um prejuízo financeiro. Além disso, produtos em estoque também geram custos a empresa, alguns deles são:
· Custo de armazenagem
Aqui estão inclusos todos os custos para o espaço físico de armazenagem, como água, luz, aluguel, limpeza, organização, bem como os custos com equipamentos e funcionários que fazem parte deste processo.
· Custo com transporte
Nessa categoria estão todos os custos com combustível, manutenção, seguros, taxas do veículo e com os funcionários envolvidos no processo de transporte.
· Custo de inventário
Periodicamente são feitos inventários em empresas com estoques, para confirmar que o estoque físico está de acordo com o estoque do sistema. O principal custo desse processo é o tempo trabalhado pela equipe de funcionários envolvidos no inventário.
Separamos então três dicas para garantir um estoque equilibrado:
1. Definir estratégias para os produtos em excesso
O primeiro passo, obviamente é lidar com os produtos que estão parados no seu estoque e buscar estratégias para vendê-los. Aqui cabem inúmeras iniciativas, alguns exemplos são, um desconto especial, um cupom, pacotes especiais, formas de pagamento diferenciadas, entre outras.
Além disso, no momento em que estamos vivendo é fundamental que as empresas de comércio possuam canais alternativos para compras como lojas online, compra por aplicativo ou chat, entre outros. As empresas menores podem se beneficiar da proximidade com o cliente e oferecer formas de vendas mais pessoais como por telefone ou Whatsapp.
2. Cultive um relacionamento de confiança com seus fornecedores
Uma parceria bem desenvolvida entre empresas de comércio varejista e seus fornecedores, pode trazer benefícios para ambos os lados. Manter um relacionamento de auxílio mútuo com seus fornecedores é fundamental para momentos como esse, de excessos de estoque, onde um fornecedor pode te auxiliar com alguma estratégia ou mudança que ele consiga viabilizar.
3. Tenha um sistema para o planejamento de compras e vendas
Com a evolução dos recursos tecnológicos na nossa geração, não é necessário mais contar com a sorte na hora de fazer um pedido de compras ao seu fornecedor. Através de uma tecnologia de ponta é possível ter uma previsão de vendas baseada em diversos cálculos estatísticos utilizados pelo sistema tendo como base, o histórico da sua empresa. Com isso, toda a gestão do seu estoque se torna altamente assertiva pois conta com dados inteligentes e automatizados que indicam quando e quanto comprar, além de indicar também quando e quanto repor determinada mercadoria em determinada loja.
Um sistema para gestão do abastecimento é fundamental e traz inúmeros benefícios para empresas que querem ter um estoque balanceado, sem falta, nem excesso de mercadorias.
Essas são algumas dicas para te auxiliar no equilíbrio do seu estoque. Se você possui dúvidas sobre gestão do abastecimento e quer saber mais sobre o sistema para auxiliar nessa gestão de forma inteligente, fale conosco!