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Veja como melhorar suas vendas no segundo semestre do ano!

Confira os conteúdos que separamos para você, desejamos uma boa leitura!

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Assim como já abordamos anteriormente em outros artigos, sabemos que as atividades de vendas em sua totalidade, são moldadas conforme os acontecimentos e tendências, tanto globais quanto nacionais.

A exemplo disso temos os impactos causados pela pandemia, incertezas políticas devido às eleições e a guerra entre a Rússia e Ucrânia.

Dessa forma trouxemos para você algumas informações sobre o cenário atual do varejo, e dicas que podem ser úteis consoante as suas expectativas para as vendas durante o segundo semestre de 2022.

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Cenário Atual

Esse ano, o comércio verejista apresentou um cenário de instabilidade, com quedas e altas. Isso se dá pela influência da inflação, que afeta diretamente as atividades dos hiper e supermercados.

Observando os segmentos que indicaram algum crescimento, podemos citar o ramo dos artigos farmacêuticos, isso se dá a alta nos preços de medicamentos e impossibilidade dos consumidores substituírem sua compra.

Além disso, algumas das altas estão ligadas a adoção de novas estratégias de venda, como o foco no comércio digital.

Em virtude da entrada do segundo semestre as expectativas são mais positivas, as empresas estão com os estoques preparados, já que no geral o fim do ano costuma entregar um melhor resultado de vendas.

Isso ocorre pela movimentação de datas comerciais que acontecem com maior intensidade, como a Black Friday, que já se instalou na cultura nacional, o Natal e o Dia das Crianças.

No entanto, para esse ano temos outros fatores que influenciam a movimentação de mercado, como a Copa do Mundo e a chegada da tecnologia 5G, assim como a distribuição do Auxílio Brasil.

Como usar as datas comemorativas ao seu favor?

Primeiramente devemos ressaltar que as campanhas de engajamento em datas especiais deve ser bem planejadas; por isso, é importante organizar-se com antecedência.

Dessa forma, a marca conseguirá desenvolver sua estratégia por completo, tendo precisão acerca da logística dos produtos que serão ofertados nos anúncios principais.

Ainda, outras alternativas que podem ser adotadas: a oferta de kits e brindes, além de frete grátis e descontos para compras futuras.

Tudo isso se baseia no alinhamento das boas estratégias de marketing, para assim criar um relacionamento com o consumidor, para que esse se torne um disseminador da sua marca.

Outra coisa válida são iniciativas em datas específicas que façam sentido para o seu negócio, identifique entre os feriados, datas comemorativas e eventos de conscientização o que comunica com seu público alvo, para assim investir suas fichas no momento certo.

Por exemplo, em comércios mais segmentados, como uma loja de artigos esportivos, poderia usar o dia do atleta (21 de dezembro) para promover determinada ação.

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Copa do Mundo e o Impacto para o Varejo

O comportamento esperado para os anos de Copa do Mundo é sempre positivo para os brasileiros, que se engajam ao serem representados na competição.

Geralmente a venda de artigos eletrônicos, principalmente os televisores, e de vestuário esportivo costumam aumentar, no entanto, o presente momento de inflação acumulada, juros altos e endividamento das famílias atrapalha esse panorama.

Algumas atitudes podem ser adotas por suas lojas para melhorar o resultado das vendas nesse período, confira:

  • Atenção aos horários;
  • Personalização das vendas;
  • Relacionamento com o consumidor;
  • Fortalecimento dos serviços de entrega.

Durante os jogos o esperado é que todos parem para assistir seu país em campo, dependo do nicho do seu negócio a movimentação nesses horários pode variar, bares e restaurantes podem receber muitas pessoas.

Já os supermercados podem receber um fluxo maior de clientes em horários anteriores, já que os telespectadores devem buscar por snacks e outras comidinhas para o momento da transmissão; por isso, é importante estar preparado para o atendimento nesses picos de agitação.

Outra ação bastante válida é a personalização nas vendas, como o oferecimento de promoções exclusivas relacionadas ao evento, utilizando até mesmo o nome dos jogadores para gerar atratividade.

Durante essa atuação é natural que ao utilizar o assunto em comum (nesse caso a Copa) resultará em maior proximidade com o consumidor, consolidando seu relacionamento.

Por fim trazemos a questão dos serviços de entrega, que se mostram importantes em todos os momentos, já que é uma exigência relacionada aos novos modos de consumir. Como os jogos acontecem em datas fixas, é importante que as entregas cheguem a tempo, assim o funcionamento de logística deve ser mais eficiente o possível.

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Como usar a Black Friday ao seu favor

Entre as importantes datas esperadas para o próximo semestre, essa ganha bastante destaque, já que movimenta um alto valor em um curto espaço de tempo.

Seu impulsionamento acontece tanto nas vendas digitais quanto nas lojas físicas, por isso a importância de alinhar as estratégias em todos os canais de venda da sua empresa, aplicando a ominicanalidade.

Segundo pesquisa 69% dos entrevistados já participaram da Black Friday e outros 78% que compraram pela primeira vez na data voltaram a fazer negócio com a empresa, ou seja, pode ser o início de uma jornada de relacionamento com a sua marca.

Alguns dos fatores que estimulam as compras nesse momento são:

  • Frete grátis;
  • Descontos altos (acima de 50%);
  • Pagamento flexível;
  • Adiantar as compras do Natal.

Alternativas como desconto progressivo aplicado a quantidade de itens vendidos, cupons de desconto para clientes novos, combos promocionais com itens que se complementem entre si, e descontos para determinadas formas de pagamento, como o pix, por exemplo.

Outras opções são a oferta de brindes e amostras grátis, ou Pague 2 e leve 3, vendas as escuras com propostas de pacotes misteriosos onde os consumidores não sabem quais produtos contém no kit, pois gera curiosidade e engajamento do público.

Sobre a Indikatore

A Indikatore é especialista em sistema de gestão de abastecimento, demanda e estoques.

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