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Saudabilidade nas gôndolas: a alimentação que gera benefícios para todos

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O conceito de saudabilidade vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, e o aumento na busca por alimentos saudáveis retrata que o estilo de vida está mudando, e para melhor.

O público está cada vez mais bem informado sobre a importância de se alimentar de forma saudável, e os varejistas do ramo alimentício que não ficarem atentos a essas mudanças, sairão perdendo. 

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar como adequar o seu negócio à saudabilidade, com exemplos de grandes marcas que já estão investindo nisso, trazendo soluções saudáveis para as gôndolas.

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O conceito de saudabilidade

O significado de saudabilidade de forma geral é “qualidade do que é saudável”. Quando falamos em alimentação, o conceito está diretamente ligado à mudança de hábitos alimentares com objetivo de garantir mais qualidade de vida e um bom funcionamento do organismo. 

Por muito tempo, as marcas de maior relevância no mercado eram quem ditavam as tendências do segmento de alimentos, mesmo que estes tivessem em sua composição grande índice de açúcar e poucos nutrientes.

Com o avanço da tecnologia e o crescimento da utilização das redes sociais, as informações que envolvem saúde e bem-estar impulsionadas por especialistas, ganharam cada vez mais notoriedade, o que trouxe informação de qualidade para as pessoas.

Isso resultou em consumidores mais informados e criteriosos, que agora são responsáveis por ditar o que é importante para o mercado. Consequentemente, acabam influenciando grandes empresas a repensar a composição de seus produtos, exigindo mais transparência e investimento em opções mais saudáveis para atender a nova demanda. 

Podemos citar também o crescimento do conceito de saudabilidade devido aos elevados níveis de doenças que implicam diretamente em restrições alimentares, como intolerância ao glúten e a lactose, por exemplo, além do estilo de vida vegetariano e vegano. 

Porque a saudabilidade é importante na vida das pessoas?

Em 2019, a Nielsen divulgou o estudo “Estilos de Vida”, e concluiu que 57% da população brasileira está mais saudável, reduzindo o consumo de gorduras e sal. A pesquisa ainda mostrou que 73% dos consumidores saudáveis afirmam que gastariam mais com marcas que se preocupam com o meio ambiente e 44% gostaria de ter mais opções de produtos orgânicos. Além disso, 26% dos entrevistados adotaram uma dieta livre de glúten e 15% livre de lactose.

Estes resultados mostram a preocupação em cuidar dos alimentos que colocamos na nossa mesa, já que isso impacta diretamente no bem-estar físico e mental das pessoas.

A busca pela alimentação saudável traz benefícios emocionais e transcende classes sociais. A associação entre alimentação e bem-estar é a busca pelo equilíbrio, por isso torna-se tão importante. 

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a saudabilidade seja algo passageiro, o consumidor está cada vez mais exigente em relação ao que come e aos benefícios gerados a partir do que compõem os alimentos que consome. Isso mostra que é uma tendência que tende a crescer cada vez mais.

Como esse conceito se aplica ao varejo?

Basta uma ida aos supermercados para perceber a transformação que está acontecendo nas indústrias de alimentos e bebidas. Antes, os alimentos saudáveis se limitavam a espaços isolados e agrupados junto de alimentos naturais ou voltados para os públicos veganos e vegetarianos. Hoje, a saudabilidade está presente em praticamente todos os corredores.

Isso quer dizer que os produtos tradicionais ficaram de lado? Com certeza não! Porém, nos mostra que os alimentos saudáveis viraram um ponto central para melhorar o desempenho de um produto nas gôndolas.

Se há pouco tempo a saudabilidade era considerada uma tendência, hoje já se tornou um hábito de consumo. Cada vez mais presentes nos carrinhos de compras dos shoppers, os alimentos saudáveis e funcionais vem ganhando mais espaço no atacado e varejo.

Desde biscoitos, leites, mix de grãos e cereais, até produtos sem glúten e lactose, entre outros, a indústria vem se adaptando a novas oportunidades de negócio. Isso ajuda o varejista a fazer escolhas mais estratégicas, ajudando a abastecer os shoppers de opções melhores.

A escolha por um estilo de vida mais saudável reflete diretamente nas escolhas que os consumidores fazem na frente das gôndolas. Os compradores querem encontrar alternativas saudáveis tanto em lojas maiores, quanto pequenas.

O papel do varejo é conseguir implementar a categoria de saudáveis em todos os tamanhos de loja, aumentando a presença no dia a dia dos shoppers. O ideal é manter os produtos com fácil identificação da categoria e facilitar a navegação entre os diferentes benefícios oferecidos.

O trabalho com o trade marketing é muito importante para ajudar nisso, e o investimento em promotores de vendas, repositores, degustadores e representantes comerciais com encarregados de lojas tornam-se essenciais para garantir uma experiência melhor aos clientes.

A indústria precisa aprofundar o conhecimento sobre o comportamento dos consumidores, e investir em um PDV mais atrativo, com uma boa exposição dos produtos. 

Dicas para aplicar a saudabilidade no varejo

Antes de mais nada, a empresa precisa avaliar a necessidade do seu público-alvo. Será que os clientes que atende atualmente querem consumir produtos mais saudáveis? 

É de suma importância analisar as consequências que investir neste tipo de oferta tem para a gestão do negócio. Analisar o mercado e a concorrência também se faz necessário.

Veja abaixo algumas dicas práticas para quem quer garantir mais saudabilidade para seus clientes:

  • Faça a análise do que a concorrência está fazendo e veja como seu negócio pode apresentar um diferencial competitivo e nítido aos olhos do consumidor.
  • Analise seu público-alvo e trace o seu perfil. Isso ajudará nas estratégias para uma comunicação mais adequada e direcionada.
  • Faça a segmentação dos alimentos e bebidas saudáveis de forma clara e atrativa, ajudando os shoppers a encontrarem com facilidades outros produtos da mesma categoria.
  • Defina um mix de produtos que atenda os consumidores em mais de uma categoria. Lembrando que muitos deles comprar produtos saudáveis por ter restrições alimentares, não somente por opção. Mesmo que os consumidores tenham a saudabilidade em comum, os atributos que buscam nos produtos podem variar bastante.
  • Promova a degustação dos produtos e disponibilize uma equipe especializada e treinada para passar informações aos clientes. Consumidores mais tradicionais tendem a associar a alimentação saudável com sabor ruim, por isso, promover experimentação ajuda a quebrar algumas objeções.
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Fonte da imagem: https://verdecampo.com.br/

Exemplo prático de saudabilidade nas gôndolas do supermercado

Pertencente à Coca-Cola Brasil, a marca Verde Campo vem investindo na ampliação de seu portfólio para atender o consumidor que busca mais saudabilidade. 

De acordo com Renê Júnior, VP de Vendas da Verde Campo em entrevista ao Portal Giro News:

“A entrega pós pandemia de saudabilidade aumentou muito. Eu uso muito o exemplo do suco fresco, que antes tinha 1 metro de gôndola e hoje você vê quase um módulo inteiro para esse produto. Em lácteos, por exemplo, a estimativa dos varejistas é que em 3 anos cerca de 40% da gôndola seja de produtos que entregam alguma saudabilidade”, afirma ele.

Isso mostra como a indústria pode se adaptar à nova realidade, e de que forma fazer com que isso alcance o maior número de pessoas possível, lembrando da força que a Coca-Cola tem perante ao varejo.

Agora que você já sabe mais sobre o conceito de saudabilidade e como incorporá-lo ao varejo, é importante destacar que a busca pela saudabilidade nas gôndolas vai aumentar cada vez mais. As empresas que incorporarem este tipo de alimento aos seus negócios, terão um diferencial competitivo muito maior.

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O software Indikatore SCM, possui módulos e funcionalidades que auxiliam todas as etapas da Cadeia de Suprimentos e gestão de demanda. 

Seu negócio pode utilizar os módulos de compras e abastecimentos de loja, garantindo estoques equilibrados e previsões de vendas com muito mais segurança e assertividade. 

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