A Cadeia de Suprimentos tem uma enorme relevância na companhia, pois é responsável por garantir que os produtos estejam disponíveis tanto em estoque, quanto nas prateleiras, fazendo interface com as diversas áreas de negócio.
Essa não é uma tarefa fácil. Aliás, o volume de SKUs envolvidos em uma operação varejista, a quantidade de fornecedores homologados, e o número de lojas da rede, tornam o abastecimento um desafio ainda mais complexo.
Para ter sucesso, o investimento em um sistema de Supply Chain é o melhor caminho.
Entenda a atuação do Supply Chain
Vamos pegar como exemplo uma rede de supermercados com 10 lojas e 1 Centro de Distribuição. Explicaremos todo o processo que envolve a logística do produto Café a Vácuo X de 500g.
Desde a agenda de compras deste fornecedor, a emissão do pedido, a entrega do fornecedor, o recebimento no Centro de Distribuição, a geração de transferência de reposição, a separação da mercadoria, o recebimento na loja… Tudo isso está compreendido no escopo da Cadeia Suprimentos.
Como sabemos, um supermercado tem milhares de produtos e realizar a gestão de cada produto neste nível envolve um grande volume de dados, bem como uma visão neutra do negócio buscando sempre o melhor para a companhia.
Na era em que vivemos, somos surpreendidos diariamente por novas tecnologias que afetam diretamente e indiretamente nossas experiências sociais, corporativas e de consumo. Muitas tarefas que a meses atrás eram manuais, hoje já são automáticas.
As pessoas estão deixando a automatização desempenhar seu papel para investirem seu tempo de forma mais inteligente, pensando em novas estratégias e desenvolvendo sua criatividade e inovação.
Um exemplo disto é um sistema de Supply Chain: Sabemos ser humanamente impossível acompanhar todos os produtos em todas as lojas diariamente e proporcionar o produto certo na quantidade certa no lugar certo na hora certa, e, obviamente, conforme a empresa cresce essa dificuldade aumenta.
Com isso, esta complexidade de cálculos é delegada para um sistema e os profissionais focam em estratégias de compras, oportunidades, ações, atendimento ao consumidor e outros pontos que tornarão seu negócio diferenciado perante a concorrência.
Visto a relevância do Supply Chain nas organizações podemos classificar a implementação de um sistema de Supply Chain como algo delicado ou até ousado.
É necessário atuar com a gestão da mudança em diversas áreas de forma simultânea e ainda realizar uma transição que não afete negativamente a operação da empresa.
Assertividade na equipe do projeto de implementação
Em muitas situações ficam evidentes diversas quebras de paradigmas e conceitos que inicialmente geram dúvida quanto a eficácia (sensação de que aqui isto não funcionará).
Para tal, deve esta nova metodologia seja analisada, discutida e implementada de forma cautelosa até que a mesma esteja consolidada no cotidiano da companhia. Para tornar isto possível operacionalmente é extremamente importante uma definição assertiva na equipe do projeto de implementação.
O Comitê do Projeto deve ser formado por responsáveis pelas Diretrizes e Estratégias do Projeto (Gerentes de Projeto, Patrocinadores, Donos do Projeto, Gerentes de Área, Diretores…). Estas pessoas tem o papel de direcionar a operação do projeto sobre as estratégias que serão adotadas bem como atuar em eventuais restrições durante o decorrer do projeto.
Para formar o time de Operação do projeto, tendo várias áreas envolvidas (Supply, CD, Lojas, T.I e Comercial) é de extrema importância termos os usuários chave (Key Users) de cada área definidos.
Estes usuários chave tem como responsabilidade a contribuição e validação técnica de sua área de negócio para garantir a operacionalização das diretrizes definidas pelo comitê do projeto.
Cada Key User atua como um facilitador dentro do time do projeto (identificando restrições, melhorias, pontos de atenção, dificuldades e atuando como multiplicador).
Num contexto geral teremos uma equipe de Key Users multidisciplinar que abrangerá todas as áreas envolvidas no desenvolvimento do projeto (Supply, CD, Lojas, T.I e Comercial) trabalhando de forma colaborativa para um mesmo ideal: alcançar o objetivo do projeto definido pelo Comitê de Projeto.
É importante a participação de uma consultoria na implementação do sistema de Supply Chain
Outro ponto relevante na implementação de um sistema de Supply Chain é a participação de uma consultoria / assessoria formada por profissionais com conhecimento específico nos processos de negócio e boas práticas de mercado bem como a exploração de todos os benefícios possíveis com o sistema adquirido.
Isso permitirá uma maior eficácia nas premissas adotadas permitindo a perpetuidade dos ganhos
Aqui na Indikatore, acreditamos que soluções tecnológicas devem caminhar juntas a um suporte eficaz e facilitado, por isso nossos consultores atuam em um modelo de treinamento nos moldes de coaching.
Nossa maior estratégia, é estar sempre ao seu lado, auxiliando a sua equipe, sanando todas as dúvidas e transferindo conhecimentos durante toda a parceria. Ofertando assim, um suporte de ponta, de extrema exclusividade.
Se a sua empresa precisa de soluções para a gestão da sua cadeia de abastecimento e demanda, associada a uma consultoria humanizada e especialista, entre em contato conosco e saiba mais!