O conteúdo aqui abordado busca demonstrar com exemplos reais a importância da realização de parcerias com fornecedores de valor.
A colaboração com fontes de credibilidade trazem vários benefícios ao Supply Chain, e, além disso, é base fundamental para a estruturação do crescimento da sua empresa.
Confira tudo que preparamos!
Cadeia de Suprimentos e Fornecedores
A cadeia de suprimentos é formada por diversos elos em seu processo. Cada um deles tem suas próprias atribuições, funcionando de maneiras distintas, mas que dependem de uma integração entre si para que suas atividades sejam realizadas de maneira otimizada.
Nesse sentido, uma parte importante desse sistema são os fornecedores.
O crescimento de uma empresa depende diretamente da satisfação de seus clientes, pois, esses avaliam a qualidade do produto entregue.
Para que o padrão de qualidade se mantenha, é necessário contar com parcerias confiáveis. Ou seja, prezar por fornecedores de excelência que, por sua vez possam contribuir para o crescimento de seu negócio.
A expansão da empresa gera as consequências tão esperadas por qualquer empresário. O negócio adquiri ganhos financeiros e reputação, fortalecendo assim seu posicionamento em mercado.
Seguindo esse intuito, trabalhar com fornecedores de valor significa firmar parcerias de negócio com agentes que:
- Atendam suas demandas conforme as características estabelecidas;
- Possuam o melhor custo benefício;
- Consigam acompanhar as metas previstas;
- Forneçam aporte durante o crescimento da sua empresa.
Com base nas premissas acima, são obtidos alguns benefícios, veja:
- O padrão de qualidade é mantido seguindo as exigências preestabelecidas;
- A rotina da empresa é assegurada, garantindo a fluidez de processos em seu funcionamento;
- A maior assertividade nas compras traz a redução de gastos, tornando a operação mais econômica.
Esses pontos demonstram a importância de construir e manter parcerias com fornecedores que atuem com credibilidade.
O papel do fornecedor no crescimento do seu negocio!
A relação estabelecida entre seu negócio e seus fornecedores, geram impacto não somente nas questões internas da empresa, mas tem influência em seu posicionamento externo, ou seja, refletem no mercado.
Com a performance adequada da relação entre fornecedor e empresa os resultados atingidos criam as condições necessárias para o crescimento do seu negócio.
Dentre os diversos artifícios utilizados para a expansão empresarial podemos citar:
- Inovação nos produtos e serviços oferecidos;
- Adaptação as tendências de consumo;
- Criação de estratégias on-line e off-line.
Definir seus diferenciais nutre um atrativo em comparação aos concorrentes, nesse sentido é importante buscar por inovação, não somente nos produtos oferecidos mas também no posicionamento de venda adotado.
Quais atitudes são necessárias para a expansão empresarial?
O período de pandemia influenciou drasticamente as tendências e comportamentos do consumidor, com as transformações culturais de pensamento surgem novas prioridades no momento de compra. Por isso as marcas devem se posicionar de acordo com os novos modos de ação do cliente.
De acordo com a Mintel, algumas das principais tendências de consumo para 2022 são:
- Estar no controle.
- Procurar diversão em todos os lugares.
- Cobrar compromissos éticos das empresas de que consomem.
Além disso, segundo o Sortlist, o brasileiro passa em média 10 horas e 8 minutos por dia navegando na internet. Esse dado demonstra o motivo pelo qual as empresas devem estar presentes no meio online, de forma que suas ações sejam alinhadas com atuação fora do digital, mantendo a mesma identidade e dando prosseguimento na experiência oferecida ao cliente.
Nesse sentido entende-se porque o fornecedor deve caminhar em convergência com as metas previstas, e fornecer o aporte adequado no momento de expansão do negócio parceiro.
Sendo assim sua eficiência é essencial para acompanhar o desenvolvimento da empresa com quem se relaciona.
Estimular o crescimento de uma empresa proporciona competitividade, fazendo com que seus concorrentes busquem por soluções inovadoras, promovendo um desenvolvimento do mercado como um todo.
Você conhece alguma empresa assim?
Abaixo trouxemos como exemplo uma empresa que coloca seu funcionamento de acordo com os pontos necessários para que o seu crescimento ocorra, seguindo os pontos citados acima.
A rede de lojas Magazine Luiza atingiu um espaço de grande relevância. Segundo a Fast Company, ela está presente na lista das empresas mais inovadoras da América Latina, sendo um dos nomes muito bem colocados no mercado nacional no comércio varejista e de marketplaces.
O seu sucesso se dá devido ao seu posicionamento de buscar constantemente por inovação. Esse comportamento é fomentando por laboratórios da própria marca, como o Luizalabs, criado em 2012, voltado para o lançamento de novos produtos.
Além disso, é importante citar que a empresa se adéqua às tendências de forma rápida, acompanhando todas as transformações digitais.
As lojas do grupo Magazine Luiza, utilizam da melhor forma todas as ferramentas a fim de fidelizar seus clientes, proporcionando experiências positivas tanto nos meios online quanto nas lojas físicas.
Observando, torna-se perceptível que a empresa age de maneira inovadora, se adaptando às tendências de consumo e preocupando-se com a criação de estratégias digitais alinhadas também ao off-line. Ou seja, a marca segue atuando em busca de seu crescimento.
Além disso, a Magazine Luiza também estabelece um padrão de qualidade mais elevado, interferindo diretamente no modo de funcionamento que as empresas concorrentes adotam.
A partir do exemplo dado, é nítido que as marcas do mesmo segmento possuem traços semelhantes de atuação, como forma de se equipararem para continuar competitivas no mercado.
Novas formas de avaliação
Atualmente não somente parâmetros financeiros e de desempenhos são levados em consideração ao se avaliar uma empresa fornecedora, as modificações no comportamento global instituíram novos quesitos a serem ponderados.
A sigla conhecida como ESG trata a respeito das boas práticas ambientais, sociais e de governança. Sua estruturação prioriza ações sustentáveis e que possuam responsabilidade social.
No entanto, existem aquelas empresas que não cumprem corretamente essas práticas.
Como não há uma padronização definida quanto aos dados de sustentabilidade que são levados em conta nos relatórios, certas organizações seguem a atitude de destacar os fornecedores com maior responsabilidade ambiental, enquanto ocultam aqueles que não seguem esse comportamento.
É interessante ressaltar que o compromisso definido por essas práticas, é diretamente ligado a geração de impactos positivos para a sociedade. Estar alinhado a essa mentalidade constrói visibilidade ao fornecedor, sendo este considerado uma excelente oportunidade de parceria.
Confira um exemplo:
A rede de supermercados Coop, que ocupa o 18° lugar no ranking nacional de supermercado segundo a ABRAS, é uma rede do ramo do varejo colaborativo e lançou no ano de 2020 uma plataforma de sustentabilidade nomeada “Coop Faz Bem“.
Através dela são promovidas ações sociais, voltadas para o planeta, educação, comunidade e às pessoas, de forma alinhada ao propósitos e compromisso social da marca.
A plataforma é dividida de maneira que abrange os cooperados, colaboradores, e as comunidades residentes em locais onde a empresa se encontra. Ainda, trata de ações educativas e referentes a consciência ambiental.
O segmento em que atua, o varejo colaborativo, é um modelo de negócio pautado no compartilhamento e parcerias criativas entre marcas.
Esse, é tido como solução para entregar ao cliente um ato de compra satisfatório de acordo com suas expectativas, sem afetar-se pelos desafios econômicos, tributários e geográficos do país.
Sua intenção é proporcionar ao consumidor uma experiência mais cômoda e escalável possível.
Além disso, no próprio site da rede é possível encontrar uma seção destinada ao cadastramento de novos fornecedores, a fim de potencializar as oportunidades para a realização de colaborações.
Desequilíbrios na Cadeia de Suprimentos
Acima, descrevemos a importância de trabalhar com fornecedores que possuam credibilidade e valores semelhantes ao seu negócio.
Porém, há situações que desequilibram seu relacionamento com as demais pontas da cadeia, gerando inúmeros efeitos negativos que são lançados para a empresa, você os reconhece?
Momentos de crise e instabilidade econômica afetam a cadeia de suprimentos como um todo a nível mundial.
Contudo, ao se falar sobre fornecedores é levado em consideração o fato do aumento nos valores das matérias-primas condicioná-los a exigir pagamentos adiantados, diferentemente da maneira com que operam em situações comuns.
Empresas que não conseguem se adaptar a essas mudanças, e não possuem estrutura financeira para acompanhar o aumento de preços durante a escassez de insumos, podem chegar a ir à falência.
Os circunstâncias de fragilidade limitam os fornecedores quanto a negociação de prazos para pagamento.
Situações assim dificultam para que quem receba a mercadoria mantenha o funcionamento interno da sua empresa acontecendo da mesma forma com que as operações ocorrem em condições habituais.
Por mais difícil que seja algumas empresas chegam a esse ponto, veja esse caso:
No mês de junho desse ano, a empresa fabricante de cosméticos Revlon, fundada em 1932, declarou pedido de falência alegando que as interrupções no abastecimento da cadeia de suprimentos elevaram os custos das matérias-primas e acentuaram a alta competição por insumos.
Esse é um exemplo real das dimensões sobre o funcionamento do Supply Chain, e o quanto seu desequilíbrio pode gerar custos altíssimos levando empresas a falência.
Cada disruptura dentro desse sistema gera consequências que, se não solucionadas, acumulam-se comprometendo as operações e estendendo-se para os âmbitos financeiros do negócio.
Valorize seus fornecedores e crie excelentes parcerias!
Por fim, gostaríamos de frisar novamente a importância de ter ao seu lado fornecedores que possuam know-how, trabalhem com competência e de acordo com suas virtudes, respeitando e cumprindo prazos e acordos estabelecidos.
Cada uma das partes da Cadeia de Suprimentos depende das demais, daí vem atenção que se deve dar ao relacionamento com seus fornecedores.
O crescimento de uma empresa se dá por meio de atitudes inovadoras, que busquem não somente ganhos financeiros, mas estejam alinhadas com o valores e princípios da marca.
Cada vez mais a responsabilidade social e ambiental é destacada como um ponto de credibilidade na definição de acordos comerciais.
Dessa forma, é significativo notar se suas parcerias de fornecimento estão adequadas aos parâmetros aqui abordados, para que assim vocês caminhem juntos rumo ao crescimento e fortalecimento da sua empresa!
Sobre a Indikatore
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