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O que o varejo pode esperar de 2023? Conheça as principais tendências para o ano

Confira os conteúdos que separamos para você, desejamos uma boa leitura!

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2023 já começou e com ele a chance de inovar e aproveitar a oportunidade para crescer e desenvolver o seu negócio. O início de um novo ano é o momento crucial para empreendedores escalarem suas operações e planejar as metas e objetivos para o período. 

Por isso, saber quais tendências de mercado estarão em alta ajuda a identificar possibilidades de inovação e melhoria de processos internos, além de trabalhar a experiência do cliente e solucionar desafios que possam surgir.

Neste artigo, vamos mostrar as principais tendências que estarão em alta em 2023, e como você pode aproveitá-las em seu negócio. Continue a leitura e prepare-se para escalar o seu negócio este ano!

Mulher no comércio olhando para a câmera

Quais são as principais tendências para o varejo em 2023?

Impulsionado pela tecnologia e mudança no comportamento dos consumidores, o mercado varejista está em constante evolução. Todos os anos surgem novas pesquisas e tendências que precisam ser acompanhadas pelos negócios que desejam ter sucesso e sair na frente da concorrência.

A seguir, você verá uma lista de tendências gerais para o varejo em 2023, incluindo as que apareceram na maior feira varejista do ano:

Social commerce

Este termo é usado quando uma marca utiliza as redes sociais para comercializar produtos ou serviços. Esta prática se tornou comum e estará cada vez mais forte em 2023.

Tecnologia como aliada ao processo de compra

A tecnologia já se provou aliada do varejo há algum tempo, e usar os recursos tecnológicos ajuda muito a melhorar o processo de compra. Usar ferramentas como QR Code, Chatbots, pagamentos via PIX, realidade aumentada e outras ações serão cada vez mais comuns no dia a dia.

Tendências apontadas na NFR 2023

O maior evento de varejo do mundo, a feira New Retail Federation’s (NRF), ocorreu em Nova York, entre os dias 15 e 17 de janeiro e reuniu os principais especialistas do segmento. 

A feira conta com muita inovação e traz tendências que devem influenciar o mercado ao longo do ano. As principais tendências apresentadas estão relacionadas à indústria, comportamento do consumidor, ESG, marketing, internet das coisas, entre outras inovações, veja a seguir:

1. ESG e Sustentabilidade

O ESG, acrônimo do inglês para Environmental, Social and Governance, refere-se a necessidade das empresas de integrar a geração de valor econômico à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Portanto, não é à toa que este tema surgiu aliado à sustentabilidade como uma das tendências para o ano.

Isso se dá devido aos consumidores estarem cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e comprando de empresas que estejam realmente preocupadas com o tema em seu negócio, incorporando ações para melhorar o cenário atual. 

2. Customer Centric

Ter o consumidor como centro das atenções segue como uma das maiores tendências no varejo, tendo em vista que o poder de decisão sobre onde e o que comprar está cada vez mais nas mãos de quem compra e menos de quem vende. 

Por isso, é importante garantir um excelente atendimento, indiferente do tipo de canal, além de trazer agilidade e entender quais as reais necessidades do cliente, trazendo-o para o centro da experiência com o negócio. 

3. Trazer boas experiências tendo a tecnologia como aliada

A tecnologia é a principal aliada nas relações entre empresas e consumidores, principalmente quando pensamos na mudança de hábitos de consumo, que está cada vez maior. Dados mostram que o número de idas às compras aumentou, bem como a quantidade de dias da semana que as pessoas vão ao mercado. 

Desta forma, é importante lembrar que o mesmo cliente que realiza compras na loja física, também o faz online. Isto é, temos em um mesmo consumidor movimentos diferentes de consumo, por isso, é importante que as lojas trabalhem a tecnologia de forma multicanal, trazendo as mesmas experiências independente de onde o cliente estiver comprando.

4. Investimento em marketing

O investimento em marketing precisa ser feito de forma inteligente, aproveitando todos os canais disponíveis. Ele não precisa acontecer somente no digital, as lojas físicas também precisam (e devem!) ser um ponto de divulgação. Oferecer experiências únicas para os clientes, através de campanhas e ações de marketing personalizadas, e aproveitar o PDV para isso é essencial. Quando falamos nas redes sociais e canais digitais, estes têm um grande potencial de aproximar os consumidores das marcas, e unir estas duas estratégias é a melhor opção para os varejistas. 

5. Compras no conforto do lar

Está cada vez maior a tendência de fazer os consumidores terem uma experiência migrada para o lar. A vontade de estar em casa e fazer ações que antes eram possíveis somente na rua, como assistir filmes e sair para jantar, por exemplo. Esse desejo do consumidor precisa fazer parte da estratégia do varejo, pois cada vez mais se torna necessário entender o que as pessoas querem e onde elas querem consumir.

6. Integração de sistemas

É preciso aproveitar todas as tecnologias voltadas a isso, tendo em vista que a maioria das empresas trabalha com mais de um sistema e precisa garantir a integração deles para um bom funcionamento da sua operação. Empresas de pequeno a grande porte enfrentam isso em sua rotina, e quando a integração é feita de forma correta, conseguem garantir uma excelente experiência de compra aos clientes, tendo em vista que essa ação agiliza a operação e só traz benefícios.

7. Dados

A coleta de dados com o objetivo de oferecer uma experiência de compra personalizada e assertiva foi um dos temas citados na feira. Ter as informações e dados à disposição ajudam a entender melhor os consumidores, para assim antecipar suas expectativas e necessidades. 

8. Loja física

Já falamos sobre a importância em integrar espaços físicos e digitais para trazer a mesma experiência ao cliente, e, outra tendência que apareceu na feira foi sobre as lojas físicas ainda serem grandes atrativos para os consumidores. Até porque, por muitas vezes é ela a porta de entrada para que os clientes conheçam uma marca e passem a comprar dela em outros canais. 

Isso porque o novo perfil de consumo exige experiências cada vez mais personalizadas, o que faz com que os varejistas precisem voltar sua atenção para investimentos na loja física, facilitando a jornada de compra. Isso pode ser feito através de telas interativas, atendimento low-touch e personalização de produtos.

Implemente as tendências usando a tecnologia a seu favor em 2023

Como vimos, a tendência que predomina no ano é a do uso da tecnologia! Por isso, é fundamental usá-la como ferramenta estratégica para alavancar as vendas e consequentemente crescer o seu negócio.

Se você é varejista e ainda faz o processo de gestão do seu estoque de forma manual, então precisa conhecer o Indikadore SCM!

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Seu negócio pode utilizar os módulos de compras e abastecimentos de loja, garantindo estoques equilibrados e previsões de vendas com muito mais segurança e assertividade. 

Caso você queira saber como essa tecnologia pode ajudar o seu negócio a crescer, entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas!

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